Estratégia | SEO | Web design

iFood

Setembro-Novembro/2023

O iFood é hoje a maior empresa de tecnologia em delivery da América Latina. Nosso grande desafio foi reformular os sites de notícias e institucional da empresa, consolidando-os em um novo site principal institucional, sem causar um impacto negativo no seu tráfego orgânico já estabelecido e melhorando seu desempenho nas buscas orgânicas de termos sensíveis para a empresa.

Após implementada nossa estratégia, o projeto superou em 77% a meta de visitas estabelecida em seu escopo inicial e passou de reprovado em todos os dispositivos para aprovado com aproveitamento superior a 93% no Core Web Vitals do Google, índice crucial para o desempenho nas buscas orgânicas.

Análise e Estratégia

Iniciamos com uma pesquisa abrangente de concorrência e uma estratégia de SEO focada em posicionar o site entre os primeiros resultados do Google para temas relevantes para a empresa. Identificamos e corrigimos problemas técnicos de rastreabilidade, como a indexação incorreta do antigo domínio, e reestruturamos uma nova lógica de URLs devido à mudança para o novo domínio principal. Essa estratégia contribuiu diretamente para superar em 77% a meta de visitas estimadas que havia sido estabelecida no escopo inicial do projeto.

Com relação ao conteúdo já existente, realizamos uma extensa e cuidadosa migração de publicações do antigo banco de dados para o novo, de modo que não se perdesse nenhum material nem houvesse prejuízo no tráfego já estabelecido para cada publicação. Aliado a essa migração tivemos a definição de uma nova taxonomia para organizar os conteúdos de forma mais eficiente tanto para o usuário final do site como para a equipe de gestão e atualização do conteúdo diariamente.

Desenvolvimento

Como base técnica para os objetivos alcançados, reestruturamos completamente a arquitetura da informação e otimizamos a construção da estrutura do site para atender aos rigorosos critérios do Core Web Vitals do Google, que incluem LCP (desempenho de carregamento), FID (atrasos de interação) e CLS (estabilidade visual).

Para elevar o status do site de Reprovado para Aprovado nessas métricas, implementamos diversas estratégias: reduzimos o tempo de carregamento de páginas, otimizamos imagens e scripts, minimizamos o uso de recursos de terceiros, como fontes, plugins e comunicações com APIs, e ajustamos a renderização de conteúdo para evitar mudanças inesperadas de layout.

Essas medidas resultaram em um desempenho ótimo, com mais de 93% de aproveitamento em desempenho no Google, garantindo uma experiência de usuário ágil, satisfatória e que contribuí em peso para o bom posicionamento do site nas buscas orgânicas.